Ciência Aberta

2023 – 6° Plano de Ação Nacional em Governo Aberto 2023/2027

O 6° Plano de Ação Nacional representa a concretização de mais um ciclo de participação do Brasil na Parceria para Governo Aberto (OGP). É também o resultado de um esforço de cooperação e construção colaborativa entre órgãos governamentais e representantes da sociedade civil, buscando transformar e aprimorar os espaços de diálogos e interação entre os atores.
Acesse:

 

 

2023 – Políticas de Acesso Aberto na América Latina, nas Caraíbas e na União Europeia: avanços para um diálogo político.

O relatório descreve as políticas de acesso aberto para a produção científica que foram desenvolvidas na ALC e na UE, analisa os desafios comuns e o caminho de convergência para ambas as regiões estabelecerem um diálogo político, e propõe recomendações específicas para uma ação política conjunta na qual se possa basear a colaboração intra-ALC e UE-ALC. Encontram-se estruturados em 4 objetivos prioritários repartidos em 7 ações e 19 medidas concretas.

Acesse:

 

2021 – Recomendações da UNESCO sobre Ciência Aberta

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, reconhece a importância da Ciência Aberta como uma abordagem que promove a acessibilidade, transparência e colaboração na pesquisa científica. As recomendações da UNESCO para Ciência Aberta visam criar um ambiente propício para a disseminação e compartilhamento aberto de conhecimento científico.

Essas recomendações incentivam a promoção de princípios fundamentais, como o acesso aberto a publicações científicas, dados de pesquisa e recursos educacionais. A UNESCO destaca a necessidade de garantir que a ciência seja acessível a todos, independentemente de fronteiras geográficas ou barreiras econômicas.

Além disso, as diretrizes da UNESCO para Ciência Aberta enfatizam a importância de promover a participação inclusiva de diversos atores na produção científica, incluindo pesquisadores, instituições acadêmicas, setor privado e sociedade civil. Essa abordagem colaborativa busca impulsionar a inovação e acelerar o progresso científico.

Acesse:

 

Ciência aberta: desafios e perspectivas

Palestra: “Ciência aberta: desafios e perspectivas” Palestrante: Dra. Bianca Amaro de Melo (IBICT) Dia: 17/06/2021

 

Gestão editorial de periódicos científicos

SILVEIRA, Lúcia da; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (Orgs.). Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis: BU Publicações/UFSC : Edições do Bosque/UFSC, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52892. Acesso em: 13 de março de 2024.

 

Avaliação por pares

NASSI-CALÒ, Lilian. Como reformular a publicação científica para enfrentar a crise da avaliação por pares. 13 dez. 2023. Disponível em:https://blog.scielo.org/blog/2023/12/13/como-reformular-a-publicacao-cientifica-para-enfrentar-a-crise-da-avaliacao-por-pares/. Acesso em: 13 mar. 2024.

TROPINI, C. et al. Time to rethink academic publishing: the peer reviewer crisis. mBio, v. 14, n. , e01091-23, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1128/mbio.01091-23. Acesso em: 13 mar. 2024.