Revistas

Confira todas as nossas revistas em ordem alfabética.

Capa da edição da revista. A imagem mostra um desenho de uma pessoa queer sem cabelo, maquiada, usando máscara que cobre a boca e o nariz. Usa roupa preta. Sobre essa imagem contém o logotipo da revista, no cabeçalho superior, e no rodapé da imagem conta o nome do dossiê e os dados da edição.ALBUQUERQUE: REVISTA DE HISTÓRIA

Albuquerque: revista de história é uma publicação semestral editada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais (PPGCult) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Câmpus de Aquidauana) e pelos membros do Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens – LEDLin – UFMS.
.
.
.
.
.
.
.
.

ATELIÊ DO TURISMO

A Ateliê do Turismo é uma revista científica on-line e foi criada a partir de professores pesquisadores da área de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o objetivo de ser um canal de difusão e fomento do conhecimento interdisciplinar no campo do Turismo e Hospitalidade. A revista tem o intuito de publicar, inicialmente, por semestre, artigos científicos, ensaios, artigos de opinião, entrevistas, de autoria de pesquisadores e profissionais no campo do Turismo, Hospitalidade, Lazer e suas interfaces com áreas afins, permitindo uma natureza interdisciplinar de contribuições e avanços nesse processo importante e dinâmico de maturidade científica do Turismo, Hospitalidade e Lazer em nosso país.

.

.

 

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS

O periódico CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS tem como objetivo oportunizar a um número maior de estudantes de Graduação e Pós-graduação, bem como a pesquisadores em geral, o debate contemporâneo em torno dos Estudos Culturais numa perspectiva transdisciplinar.
.
.
.
Composição tem a missão de publicar artigos, resenhas, relatos de experiência na campo das ciências sociais e em outras áreas do conhecimento que  tenham afinidade com a antropologia, a política e sociologia, sendo aberta à toda comunidade acadêmica que queira contribuir com pensamento científico. Seu processo de submissão é fluxo contínuo apenas pelo OJS e todas as colaborações são avaliadas por revisores.
.
.
.
.
.
.
A Revista Desafio Online é uma publicação quadrimestral de livre acesso editada pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem como missão ser uma fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica e gerencial das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia.
.
.
.
.
.
.
.

Revista Eleuthería (ελευθερία) é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

.

.

.

FATO & VERSÕES – REVISTA DE HISTÓRIA

A Revista Fato & Versões nasceu dos esforços dos professores e acadêmicos do curso de História da Faculdade Católica de Uberlândia-MG, que resultaram na publicação de 8 números em 4 volumes, entre os anos de 2009 e 2012. A partir de 2015, os trabalhos de editoração passaram a ser coordenados pelo Grupo de Pesquisa “História, Cultura e Sociedade”, e a Fato & Versões passou a compor o rol de Revistas da UFMS.

.

.

.

.

 

INTERMEIO: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFMS

A revista InterMeio é o periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possuindo classificação B2. Um dos seus objetivos é a publicação de trabalhos inéditos na área de educação resultantes de pesquisas. Compreendemos por trabalhos inéditos os artigos e relatos originais de pesquisa na área educacional, bem como resenhas de livros de destaque e, eventualmente, documentos especiais e traduções. Tem como propósito abordar questões que se colocam como atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos.
.
.
.
.
.
.

The Journal of Experimental and Techniques – JETI – is an online peer-reviewed journal published by the Materials Science Graduation Programme of the Institute of Physics of the Federal University of Mato Grosso do Sul, Brazil. JETI reports on the fundamentals of experimental techniques and instrumentation development applied to the creation of new materials and to the ones with improved performances. It promotes, therefore, the scientific dissemination of technology for utilities and academic applications at the interface of physics, chemistry, materials and engineering sciences.

.

.

.

.

ORBITAL: THE ELECTRONIC JOURNAL OF CHEMISTRY

Orbital: The Electronic Journal of Chemistry (eISSN 1984-6428) – is a peer-reviewed online journal published by the Institute of Chemistry of the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil. Original contributions (in English) are welcome, which focus on all areas of Chemistry and their interfaces with Pharmacy, Biology, and Physics. The journal has an international editorial team of experts, ensuring high standards for the texts published. Neither authors nor readers have to pay fees.
.
.
.
.
.
A PAPÉIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens tem como objetivo a divulgação de artigos inéditos, resenhas, resumos expandidos e entrevistas, elaborados por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, voltados para a grande área de Letras, Linguística e Artes, mais especificamente para as linhas de pesquisa do Programa, e que apresentem contribuições relevantes para a ampliação e o aprofundamento do debate teórico, da análise de questões estéticas e culturais. Os trabalhos submetidos à comissão editorial e que atendam à linha editorial da revista são encaminhados para análise, por meio de submissão anônima, a dois pareceristas “ad hoc”.
.
.
.
.
A Revista Perspectivas da Educação Matemática é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Destina-se à publicação de artigos da Educação Matemática e suas interfaces.
.
.
.
.
.
.

Periódico quadrimestral e on line da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí, voltado para publicações em Educação e Ciências Sociais. ISSN: 2358-1840. QUALIS B2.

.

.

.

.

.

 

PERSPECTIVAS EXPERIMENTAIS E CLÍNICAS, INOVAÇÕES BIOMÉDICAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE (PECIBES)

A revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES) publica textos de todas as áreas das ciências biológicas, biomédicas, da saúde (experiências clínicas e experimentais) e da educação em saúde abordando questões gerais, inovadoras e específicas.
.
.
.
.
.
.
.

A REP – Revista de Engenharia de Produção é uma realização dos cursos de Engenharia de Produção da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e trata-se do primeiro periódico do Centro-Oeste brasileiro especializado em Engenharia de Produção para, entre outros objetivos, preencher a lacuna de representatividade da região em termos de pesquisa e difusão do conhecimento, bem como contribuir com outros olhares e perspectivas.

.

.

.

Arte gráfica da capa: Fábio Adriano Baptista e-mail: fabio.adri@gmail.com

REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

A Revista Diálogos Interdisciplinares – GEPFIP, de periodicidade anual, é fruto das reflexões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores (GEPFIP), cujas discussões ocorrem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Aquidauana e demais Instituições de Ensino Superior. Sua proposta é estabelecer profícuos debates entre diferentes áreas do conhecimento e destina-se a publicar textos que abordam as questões interdisciplinares na escola e fora dela.

.

.

 

REVISTA DIREITO UFMS

Destinada ao fortalecimento e aprofundamento dos vínculos entre acadêmicos, docentes, alunos e pesquisadores, a Revista Direito UFMS está aberta ao recebimento de trabalhos com as mais diversas abordagens teóricas, práticas e metodológicas, inclusive interdisciplinares, que se enquadram no eixo temático “Direitos Humanos e Fundamentais”.  Nesse sentido, o periódico ora apresentado à comunidade científica aceitará contribuições de pesquisadores doutores que identificam tais direitos e a maneira pela qual se materializam, enfrentando as noções de liberdade, igualdade, solidariedade, cidadania, democracia e justiça social, bem como tecendo análises sobre os mais diversos mecanismos jurídicos, sociais e políticos de garantia desses direitos nos planos interno e internacional.

.

.

 

REVISTA ELETRÔNICA DA ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, SEÇÃO TRÊS LAGOAS

A Revista Eletrônica AGB-TL teve o seu primeiro número lançado em 2004 e, desde então, fomenta a publicação de reflexões científicas na forma de artigos, resenhas, notas, relatos de pesquisa e dossiês. A revista se consolidou como uma iniciativa da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), seção Três Lagoas, e atualmente está também vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia,  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas.

.

 

REVISTA ELETRÔNICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL -TRÊS LAGOAS/MS

A REPET-TL objetiva somar esforços de reflexão teórica no tocante a divulgar práticas de formação materializadas nas atividades do Programa de Educação Tutorial – PET.

.

.

.

 

 

REVISTA ENSIN@ UFMS

ENSIN@ UFMS  é uma publicação anual vinculada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar (LEA UFMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GFORP). Ambos os grupos são formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). A revista está vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do CPTL/UFMS: Programa de Pós-Graduação  em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em  Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

.

 

 

REVISTA GEOPANTANAL

A Revista GeoPantanal tem a missão de publicar artigos cientí­ficos relacionados às áreas de Geografia e afins, que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico destes campos de saber. O foco principal está relacionado a temas como fronteira, Pantanal e estudos que tenham fundo geográfico, valorizando o caráter interdisciplinar. A revista é uma publicação semestral, composta pelas seções de artigos, resenhas e entrevistas especiais.

.

.

 

 

REVISTA GESTÃO EMPRESARIAL – RGE

A Revista Gestão Empresarial é um periódico semestral publicado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, que tem como missão: Disseminar conhecimentos científicos tendo como base temas e assuntos que envolve a gestão organizacional e empresarial, independentemente da área de conhecimento.
.
.
.
.
.
.
.
A Revista Pantaneira tem periodicidade Anual, sendo publicada no mês de NOVEMBRO de cada ano, salvo em Edições Temáticas e Especiais. Nosso objetivo é publicar artigos originais que divulguem resultados de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Geografia e áreas correlatas, a fim de estimular a difusão do conhecimento interdisciplinar e o fomento ao debate entre autores e leitores.
.
.
.
..
..
.
.

A Revista Primeira Escrita é uma publicação do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana. Seu principal objetivo é a publicação de textos inéditos de graduandos e demais estudiosos da área de Letras, de qualquer instituição de ensino do país. A revista mantém uma periodicidade anual, sendo os textos enviados para publicação submetidos a parecer do Conselho Editorial e encaminhados para análise de dois pareceristas.

.

.

.

 

REVISTA SAÚDE E MEIO AMBIENTE

A Revista Saúde e Meio Ambiente é um periódico semestral com submissão de trabalhos em fluxo contínuo publicado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, que tem como Missão: Disseminar conhecimentos científicos tendo como base a temática principal da revista e objetiva a difusão e divulgação dos resultados de atividades de estudos, pesquisas, extensão e resenhas acadêmicas e também contribuir para a maior visibilidade e acessibilidade da produção técnica e científica.
.
.
.
.
.
.

A Revista Trilhas da História, periódico vinculado ao curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, completou em julho de 2021 uma década de contribuições para a pesquisa histórica em Mato Grosso do Sul. Seu propósito, desde o primeiro número, foi de atuar como uma via de mão dupla para a divulgação das pesquisas e atividades produzidas por docentes e discentes do curso de História do CPTL, ao mesmo tempo em que se oportuniza ao público nacional uma possibilidade de divulgação científica de qualidade, pautada em ética e compromisso profissional.