Recepção de textos para o Dossiê A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: Um olhar sobre as licenciaturas

Postado por: Lucas Martins De Paula

A Revista Ensin@ convida a colaborar por meio do envio de textos no formato de artigos, relatos de experiência, notas de pesquisa, resenhas e/ou entrevistas.

 

Período de submissão: 01/03/2024 a 30/07/2024

Previsão de publicação: 30/12/2024

ORGANIZADORAS
Profa. Dra. Patricia Helena Mirandola Garcia (UFMS/CPTL)
Profa. Dra. Suzete Rosana de Castro Wiziack, (UFMS/Campo Grande)
Profa. Dra. Giseli Gomes Dalla-Nora (UFMT/Cuiabá)

Este dossiê visa dar destaque a estudos realizados dentro do contexto da educação ambiental e da preparação de educadores para a educação básica e universitária. A importância da educação ambiental tem crescido significativamente em várias áreas de formação e pesquisa, refletindo a urgência em lidar com as questões ambientais que a sociedade contemporânea enfrenta. A formação de professores para a educação básica, por sua vez, é um elemento chave para a incorporação de uma consciência ambiental nas futuras gerações. Acreditamos que a formação de professores conscientes e preparados para abordar a questão ambiental é fundamental para a construção de uma sociedade mais sustentável.

O objetivo é criar um espaço para reflexão e discussão sobre a forma em que os cursos de licenciatura estão preparando os futuros professores para lidar com a temática ambiental, bem como o andamento de pesquisas de profissionais de diversas áreas, tendo em vista a institucionalização da educação ambiental no Brasil. Sendo assim, pretendemos criar um espaço que reúna trabalhos que analisem os currículos das licenciaturas com o objetivo de identificar a presença e a abordagem da temática ambiental; e como essa temática é incorporada nos cursos de formação de professores e de que maneira ela é apresentada aos futuros educadores; como é a percepção dos futuros professores sobre a importância da questão ambiental na educação básica; em que medida os professores se sentem preparados para abordar essa temática em sala de aula e se consideram que a formação que estão recebendo é suficiente para isso; qual o papel das políticas públicas na integração da educação ambiental nas escolas e nas licenciaturas; que analisem leis, diretrizes, programas e projetos relacionados à educação ambiental para entender como o governo está agindo para incorporar essa temática na formação dos professores e nas práticas pedagógicas das escolas.