Últimos dias para envio de artigos
A Revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde – Pecibes (ISSN 2594-8888 online) é um periódico do Humap-UFMS que tem a finalidade de publicar conteúdos relevantes em ensino, pesquisa, extensão e inovação no campo das ciências da saúde, biológicas, biomédicas, ensino/formação profissional ou temas relacionados.
A Pecibes está recebendo trabalhos científicos como artigos originais, de revisão, relatos de experiência, estudos de caso e resumos para o Volume 8, nº 2 (2022). O prazo final para o envio é 30 de setembro de 20022 para publicação em dezembro.
“A Revista Pecibes é de extrema importância para dar visibilidade aos estudos produzidos na área da saúde e da educação no âmbito da saúde para ampliar o intercâmbio técnico e científico em rede. Convidamos a todos para acessarem a nossa revista Pecibes e também para submeter artigos nesta chamada que está aberta”, explica a gerente de ensino e pesquisa, Ana Rita Barbieri.
A revista e seus artigos já possuem o Digital Object Identifier (DOI) e está indexada em diversos repositórios e bases de dados nacionais e internacionais, aumentando sua visibilidade e relevância no cenário científico.
Com o link do DOI é possível mensurar o número de vezes que o trabalho foi referenciado por outros pesquisadores e aumentando a credibilidade do pesquisador. Esse é um dos fatores que fazem com que ferramentas, como a Lattes, do CNPq, adotem este recurso. Por ser um link, é mais fácil de rastrear e acompanhar métricas, como número de visualizações do artigo.
Nas diretrizes para autores tem informações sobre o acesso ao sistema e processo de submissão. É necessário realizar o cadastro no primeiro acesso.
Processo de avaliação
Será enviada uma pré-avaliação até 15 dias após a submissão. Nessa etapa é observado se o trabalho foi anexado corretamente conforme as diretrizes para autores. O autor receberá um e-mail com a pré-avaliação informando sobre a necessidade de adequação do trabalho às normas da Pecibes. Se for necessário a correção, o autor faz as correções indicadas e anexa a nova versão.
Na segunda etapa o trabalho é designado aos avaliadores que, em pares, analisam o mérito, método e resultados. Os avaliadores podem recusar, aceitar na integra ou sugerir adequações no trabalho. Para esse processo de análise e revisão e apresentação da nova versão o prazo é de até 90 dias para correções, redação final e aprovação.